quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TCG

O que é Pokémon TCG

Pokémon possui uma série de jogos de cartas, que antes eram conhecidos no Brasil como Pokémon Estampas Ilustradas, e hoje é chamado pelo nome em inglês, Pokémon Trading Card Game. É composto por uma série de cartas com as quais dois jogadores podem duelar. Surgiu no Japão em 1997 pela Media Factory e depois nos Estados Unidos pela Wizards of the Coast em 1999. Hoje conta com 34 expansões, cada uma sempre com novas cartas e Pokémon com novos ataques e tipos.

Os cards de Pokémon representam os personagens de Pokémon que podem ser usados em batalhas por treinadores. Os cards Pokémon são classificados em: Cartas de Pokémon (sendo divididos em Pokémon Bebê, Pokémon Básico, Pokémon Estágio 1, e Pokémon Estágio 2), Cartas de Energia (divididos em Energia Básica e Energia Especial) e Cartas de Treinador (divididos em Supporters, Stadium e Itens Trainer). Veja abaixo sobre cada tipo de carta:

Pokémon Básico

As cartas de Pokémons Básicos são os Pokémons em suas formas iniciais. Os treinadores só podem iniciar uma batalha usando estas cartas e, depois disso podem evoluir para os estágios mais fortes (Estágio 1 e 2).
Exemplo: Marill

Pokémon Bebê (Baby Pokémon)

Este é um tipo especial de Pokémon Básico, ou seja, você pode começar uma batalha usando estes, e depois, ele pode evoluir para sua próxima forma (também Pokémon Básico). Quando um Pokémon Bebê evolui para um Pokémon Básico, este é tratado como um card evoluído, e não como um básico.
Exemplo: Azurill

Cards de Evolução (Estágios 1 e 2)

Os Cards de Evolução são as formas avançadas dos pokémons básicos. Para evoluir um pokémon basta que a evolução apropriada seja colocada sobre o pokémon que representa o estágio anterior (Ou seja, Estágio 1 para evoluir o Básico e Estágio 2 para evoluir o Pokémon no Estágio 1)
Um Pokémon Evoluído costuma precisar de mais energias para usar seus ataques, porém são mais poderosos do que os de um pokémon básico.
Exemplo: Azumarill

Cards de treinador (Trainer)

Os Cards de Treinador fornecem um apoio aos treinadores e, ainda ajudam os Pokémons no campo de batalha. Existem os Trainers, Stadium e Supporters, cada um com sua função. As cartas do tipo Trainer são cartas que você pode usar em seu turno, seguindo as instruções escritas nele, e depois o descartando (a menos que esteja escrito o contrário).
Exemplo: Poké Ball, uma carta Trainer

Já as cartas do tipo Stadium (Estádio) são cartas que ficam ativas no campo de batalha. Apenas 1 carta Stadium pode ficar ativa no campo, e você só pode usar 1 Stadium por turno, portanto se já houver uma carta Stadium e você baixar outra, descarte a antiga.
Exemplo: Speed Stadium, uma carta Stadium

Por fim, as cartas Supporter (Apoiador) são cartas que você coloca sobre um Pokémon ativo para ajudá-lo numa batalha. Essas cartas são descartadas no final de cada turno. Você só pode baixar uma carta de Apoiador por turno e somente após o segundo turno.
Exemplo: Rival, uma carta Supporter

Cards de Energia (Energy)

Os Cards de Energia permite que os Pokémons utilizem seus ataques dependendo de seu tipo.
Exemplos: Carta de Energia da Grama e Carta de Multi Energia. (Sendo que esta é uma energia especial, bastante utilizada por Pokémons 'Normais ou Incolores')

Tipos de Energia:

*Básicas: Água, Elétrico, Grama, Fogo, Luta, Psíquica, Metálica e Noturna (que não possui efeito)
*Especiais: Energias que fornecem bônus aos Pokémons.

Tipos de Pokémon:

Assim como as cartas de energia, os pokémons são classificados em: Aquáticos, Elétricos, Grama, Fogo, Lutadores, Psíquicos, Metálicos, Noturnos e Incolores (ou normal). Geralmente Pokémons de grama, por exemplo, usam cartas de energia de grama, mas isso não é regra.

Como jogar?

Para você começar a jogar, você deve ter um deck inicialmente com 60 cartas. Lembrando que para jogar, você deve ter um amigo com o mesmo número de cartas.

Preparando o jogo:
Vamos lá, primeiramente, os dois devem embaralhar os decks do oponente, e então sacam 7 cartas. Bom, nesta mão de 7 cartas, vocês precisam de no mínimo uma carta de Pokémon Básico. Caso nenhum dos dois tenha, embaralhem as cartas mais uma vez e saquem novamente. Se somente um jogador tiver uma carta de Pokémon Básico e o oponente não, você tem direito de comprar uma carta adicional e ele deve misturar as cartas. Agora, coloquem 6 ou 4 cartas (dependendo do modo de jogo que você está usando. 6 em uma batalha de 1 Pokémon ativo ou 4 em uma batalha de dois Pokémons ativos) para servir de prêmio sendo que estas devem estar viradas para baixo. Você somente poderá pegar uma carta prêmio quando um dos pokémons do oponente for derrotado. Depois da preparação, vamos à luta...

Começando a batalha:
Para começar, devemos decidir quem começa a rodada, e para isto, utilize uma moeda e faça um sorteio de "cara ou coroa". Logo após isto, o jogador sorteado deve iniciar. Coloque seus Pokémons na mesa. Nela existem dois espaços: O Banco, onde você coloca seus Pokémons para esperarem sua vez até irem ao espaço de Pokémons Ativos, e estes para colocar os Pokémons que você usará para atacar seu oponente. Depois disto, compre uma carta. Durante o seu turno você pode:
*Colocar um Card Básico ou Especial em seu Pokémon, ativo ou não (no banco).
*Recuar seu Pokémon Ativo.
*Usar um Poké-Power ou Poké-Body
*Atacar com seu Pokémon Ativo.

E então encerre seu turno. Porém, esta é somente a primeira rodada, logo após dela, você pode fazer coisas como:
*Evoluir seu Pokémon para Estágio 1 ou 2 dependendo dele (podendo estar no banco ou ativo pois ambos estão em campo)
*Usar um Trainer Card. Apenas os cards do Tipo Trainer podem ser usadas mais de uma vez, as outras como Supporters ou Stadium só podem ser usadas uma vez por rodada!

Exemplo: Você possui um Turtwig ativo, e ele está com 20 PS (pontos de saúde). E você possui 3 cartas Trainers: 2 Poções (Potions) e uma Busca de Energia (Energy Search). Você é permitido a usá-las quando quiser, porém, se você tiver duas ou mais cartas Supporters ou Stadium como Profº Rowan e Bebe's Search, você só poderá usar uma delas, pois elas não são do tipo Trainer.

Bem, este é somente o básico para jogar Pokémon TCG. Divirta-se e boa sorte!


COMEÇANDO

No Pokémon card game, um dos seus objetivos é ter a coleção completa dos cards; isto é parecido com o jogo do Game Boy, onde você também coleciona os Pokémons. Os seus cards de Pokémons, de Evolução e de Treinador existem em quatro variedades: os cards círculo marcados no canto inferior direito, com um desenho de um círculo.

Os cards losango estão marcados com um símbolo de losango e os cards estrela estão marcados com uma estrela de cinco pontas. Além disso, alguns cards estrela são impressos usando uma imagem holográfica. Para completar, uma quantidade limitada de cada suplemento de Pokémon é impressa com o símbolo de 1ª edição, o que mostra que estes cards pertencem à primeira edição daquele suplemento. Os mesmos cards poderão ser reimpressos no futuro, mas nunca com o símbolo de 1ª edição.

Se você está interessado principalmente em jogar, há sempre bons cards encontrados em todos os tipos (muitos dos Pokémons mais populares - como Pikachu, Charmander, Squirtle e Bulbasaur - são cards círculo).

O que você precisa para jogar?

Tanto você, como o seu oponente precisarão de decks próprios, cada um com 60 cards, uma moeda para tirar "cara ou coroa", e alguns marcadores para indicar a quantidade de dano causada aos seus Pokémons. (Você pode, por exemplo, usar marcadores de duas cores diferentes, uma valendo 30 pontos de dano e a outra 10.)

Como vencer?

No Pokémon, você pode vencer de três maneiras diferentes. Primeira: no começo da partida, você separa 6 dos seus cards e eles contam como Prêmios. Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você pega 1 dos seus Prêmios e põe na sua mão. Quando você tiver recebido todos os seus 6 Prêmios, você vence a partida (você irá vencer a maioria delas assim)! Segunda: você também vence se o seu oponente não tiver mais Pokémons para lutar contra os seus Pokémons. Finalmente, você vence se, no início do turno do seu oponente, o deck dele(a) não tiver mais cards.

Como é o jogo?

Você e o seu oponente jogam em turnos alternados, usando os cards que têm nas mãos. Alguns destes cards serão cards de Pokémons Básicos, outros serão cards de Evolução que podem transformá-los em Pokémons maiores e mais fortes e outros ainda, serão cards de Energia que ajudam os Pokémons a lutar. Você também pode usar os cards de Treinador - e estes cards permitem que você faça muitas coisas diferentes, que o ajudam a vencer.

Você pode ter vários Pokémons na mesa ao mesmo tempo, mas apenas um deles (chamado o seu "Pokémon Ativo") estará lutando para você, de cada vez. Os outros estarão sentados no seu Banco de Reservas, no caso de você precisar deles para lutar. A cada turno, você terá uma chance de atacar com o seu Pokémon Ativo, o que, ou causará dano ao Pokémon Ativo do seu oponente (que durante o seu ataque é chamado de "Pokémon Defensor"), ou causará algo mais a ele, assim como fazer com que ele fique Adormecido, Confuso, Envenenado ou Paralisado. Se o seu ataque causar uma quantidade de dano suficiente para Nocautear o Pokémon Defensor, você recebe um dos seus 6 Prêmios. Quando você receber o seu sexto Prêmio (ou seja, quando você tiver Nocauteado 6 Pokémons do seu oponente), você vence!

Quais são os tipos diferentes de cards?

Os Pokémons Básicos são os seus cards mais importantes. Eles lutam para você, a cada turno, contra os Pokémons do seu oponente.

Os Cards de Evolução são colocados sobre os seus cards de Pokémons Básicos (ou, às vezes, em cima de outros cards de Evolução). Eles fazem com que os seus Pokémons se tornem maiores e mais poderosos!

Os Cards de Energia são ligados aos seus Pokémons para fornecer a Energia que eles necessitam para usar seus ataques.

Os cards de Treinador são cards que fazem algo apenas uma vez e depois são descartados.

Começando o jogo

Embaralhe o seu deck e compre uma mão inicial de 7 cards. Coloque o resto do seu deck na sua frente, com os cards voltados para baixo.

+ Se você não tiver um card de Pokémon Básico na sua mão (ele dirá "Pokémon Básico" no canto superior esquerdo), mostre os seus cards para o seu oponente, embaralhe-os de novo com o resto do seu deck e compre 7 cards novamente. O seu oponente pode, então, comprar até 2 cards extras. Se você ainda não tiver um Pokémon Básico dentre os seus cards novos, repita este processo, mas o seu oponente poderá comprar 2 cards cada vez que você fizer isto!

+ Tanto você como o seu oponente escolhem um Pokémon Básico da própria mão e os colocam na mesa, voltados para baixo. Estes serão os seus Pokémons Ativos que iniciarão o jogo.

+ Cada jogador pode, se desejar, escolher até 5 Pokémons Básicos da própria mão e colocá-los, voltados para baixo, no seu próprio Banco (o Banco é onde os Pokémons que não são os Pokémons Ativos esperam).

+ Coloque os seis primeiros cards do topo do seu deck, voltados para baixo, na sua frente. Estes cards serão os seus Prêmios, que você receberá quando os Pokémons do seu oponente forem nocauteados. Você não poderá olhar estes cards até recebê-los como Prêmio.

+ Tire "cara ou coroa" para decidir quem joga primeiro.

+ Desvire todos os Pokémons, Ativos e nos Bancos, que foram colocados na mesa.

Como a sua Área de Jogo deve se parecer

+ O deck do seu oponente
+ Os Pokémons do seu oponente, no Banco
+ A pilha de descarte do seu oponente
+ O Pokémon Ativo do seu oponente
+ Os Prêmios do seu oponente
+ O Banco do seu oponente
+ Área de Jogo
+ Seu Banco
+ Seus Prêmios
+ Seu Pokémon Ativo
+ Sua pilha de descarte
+ Seus Pokémons, no Banco
+ Seu deck

Deixe um espaço reservado para a sua pilha de descarte. Todos os seus cards que forem descartados durante o jogo, por quaisquer razões, irão para esta pilha.

Durante o jogo, você colocará mais e mais cards na mesa. Todos os cards que estiverem na mesa, na área onde os Pokémons Ativos estão, ou no Banco, são chamados "em jogo". O seu deck, seus Prêmios e os cards na sua pilha de descarte não são considerados "em jogo".

Os cards de Pokémon, de Evolução e de Energia ficam na mesa - "em jogo" - depois que você retirá-los da sua mão e colocá-los na mesa. Você pode continuar usando estes cards turno após turno. No entanto, os cards de Treinador são usados uma vez e depois descartados.

Card de Pokémon

+ Nome
+ Estágio de Evolução
+ Pontos de Vida
+ Tipo de Pokémon (ou Incolor)
+ Poder Pokémon (ou Custo de Ataque e Texto)
+ Custo de Ataque e Texto
+ Texto Ilustrativo
+ Nome do Ilustrador
+ Nível
+ Número do Monstro
+ Número do Card
+ Símbolo do Tipo
+ Dano do Ataque
+ Dados sobre o Pokémon

Card de Treinador

+ Nome
+ Texto das Regras
+ Nome do Ilustrador
+ Número do Card
+ Símbolo do Tipo

Card de Energia

+ Símbolo de Energia
+ Número do Card
+ Nome do Ilustrador

Legenda dos Símbolos de Energia

{G} Vegetal
{R} Fogo
{W} Aquática
{L} Elétrica
{P} Psíquica
{F} Luta
{o} Incolor



GLOSSÁRIO

Ataque:

1) É quando o seu Pokémon Ativo luta com o Pokémon Defensor do seu oponente.

2) O texto escrito em cada card de Pokémon, que mostra o que ele faz quando ataca (um Pokémon pode ter um ou dois tipos de ataques).

Banco:

Os seus Pokémons que estão em jogo, mas que não estão lutando neste momento, ficam ali. Eles estão prontos para se levantar e lutar, se o Pokémon Ativo Recuar ou for Nocauteado.

Cards de Energia:

São os cards que dão força para o seu Pokémon e o torna capaz de atacar. Veja também: cards de Energia Básica.

Cards de Energia Básica:

São os cards de Energia Vegetal {G}, do Fogo {R}, Aquática {W}, Elétrica{L}, Psíquica {P}, ou de Luta {F}.

Cards de Evolução:

São cards que você pode colocar em cima de outros cards de Pokémons Básicos (ou, às vezes, em cima de outros cards de Evolução), para torná-los mais fortes.

Cards de Pokémons Básicos:

São cards que você pode baixar diretamente da sua mão, no seu turno, para colocar Pokémons em jogo. Veja também: cards de Evolução.

Cards de Treinador:

São os cards que você usa durante o seu turno, segue as instruções contidas neles e então as descarta.

Cards de Apoiador:

É um tipo especial de card de treinador que você deve colocar ao lado do seu Pokémon ativo, para ajuda-lo. Os cards de apoiador são descartados ao final de um turno. Você só pode baixar um card de treinador por turno e somente a partir do seu segundo turno.

Cards de Estádio:

É um tipo de card de treinador que fica no campo de batalha depois que você o baixa. Ele afeta a batalha enquanto permanecer no campo de batalha. Só pode haver um card de estádio no campo de batalha, portanto se já houver um card de estádio no campo de batalha quando você baixar um, descarte o antigo. Você só pode baixar um card de estádio por turno.

Ferramenta Pokémon:

É um tipo especial de card de treinador que você pode ligar aos seus Pokémon para ajuda-los. Cada Pokémon só pode ter uma ferramenta pokémon ligada a ele de cada vez.

Máquina Técnica:

É um tipo de card treinador que você liga ao seu Pokémon. Cada card de máquina técnica tem um ataque descrito nele que, quando for ligada ao seu Pokémon, ele poderá usa-lo como se fosse um ataque dele próprio. Os cards de máquina técnica são descartados ao fim do turno.

Dano:

Quando um Pokémon ataca outro, isto normalmente causa dano. Se o dano causado a um Pokémon for maior ou igual aos Pontos de Vida dele, ele é Nocauteado.

Em jogo:

Os seus cards na mesa que estão na área de jogo são considerados "em jogo". Os cards de Pokémons Básicos, de Evolução e de Energia não podem ser usados a menos que eles estejam "em jogo". Os cards que estão no seu deck, na sua pilha de descarte e os seus Prêmios não são considerados "em jogo", mas os seus Pokémons no Banco são.

Recuar:

O ato de substituir o seu Pokémon Ativo por um dos seus Pokémons no Banco. Para Recuar, você precisa descartar Energias (ligados ao seu Pokémon Ativo) suficientes para pagar pelo seu Custo para Recuar. O Custo para Recuar está impresso no canto inferior direito do card.

Fraqueza:

Se um Pokémon tem Fraqueza em relação a um certo tipo de Pokémon, ele sofre o dobro do dano quando é atacado por Pokémons daquele tipo. A Fraqueza de um Pokémon está indicada no canto inferior esquerdo do card.

Ligar:

Pegar um card de Energia da sua mão e colocá-lo em um dos seus Pokémons em jogo.

Morte Súbita:

Às vezes, os dois jogadores vencem ao mesmo tempo. Neste caso, você joga uma versão mais curta de uma partida de Pokémon, chamada Morte Súbita. Na decisão por Morte Súbita, você usa apenas 1 Prêmio ao invés de 6.

Nocauteado:

Se um Pokémon sofre uma quantidade de dano maior ou igual aos seus Pontos de Vida, ele é Nocauteado. Ele vai para a pilha de descarte, assim como todos os cards ligados a ele. Quando um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você recebe um dos seus Prêmios.

Pilha de descarte:

A pilha dos cards que você descartou. Estes cards sempre ficam voltados para cima. Qualquer um pode olhar estes cards a qualquer momento.

Poderes Pokémon:

São as habilidades especiais que alguns Pokémons têm. Estes poderes estão escritos no mesmo lugar que os ataques, mas eles sempre têm as palavras "Poder Pokémon" na frente, para que você possa distingui-los dos ataques. Os poderes pokémon estão divididos em duas cartegorias: O Poké-Body e o Poké-Power.

Poké-Body:

Um poké-body é um efeito que afeta um Pokémon e que está sempre ativo, assim que esse Pokémon entra no campo de batalha. O efeito de um poké-body dura até o Pokémon sair do campo de batalha.

Poké-Power:

Os poké-power são efeitos que costumam funcionar uma vez por turno nos Pokémon ativos e nos que estiverem no banco, se você escolher usá-los. Se o Pokémon estiver sendo afetado por uma condição especial você só poderá usar seu poké-power após revomer a condição especial.

Pokémon Ativo:

O seu Pokémon, que está na frente de todos os seus outros Pokémons. Somente o Pokémon Ativo pode atacar.

Pokémon Defensor:

O Pokémon Ativo do seu oponente, durante o seu ataque.

Pokémons:

As criaturas coloridas que lutam para você. Eles são representados por cards de Pokémons Básicos e cards de Evolução.

Pokémon Bebê:

É um tipo especial de carde de Pokémon básico, que pode evoluir para outros Pokémon. Se um Pokémon bebê evoluir para um Pokémon básico, o mesmo é tratado como uma evolução e não um card de Pokémon básico. Cards que fazem referências a Pokémon básicos também as fazem a esses cards.

Pokémon de Treinador:

É um Pokémon que tem o nome de seu treinador no titulo. como o "Sandshrew do Brock". Você não pode evoluir um Sandshrew normal para um "Sandslash do Brock", além de não poder evoluir um "Sandshrew do Brock" para um Sandslash normal. Trate o "Sandshrew do Brock" e o Sandshrew normal como dois Pokémon totalmente diferentes.

Pokémon-ex:

Um Pokémon-ex é uma forma mais forte de um Pokémon, com uma desvantagem especial: quando o seu oponente derrotar o seu Pokémon-ex, ele pode comprar dois cards de prêmio, em vez de apenas um.

Pontos de Vida:

Um número que todos os Pokémons têm, que diz quantos pontos de dano ele pode sofrer antes de ser Nocauteado.

Prêmios:

São os 6 cards que você separa no começo do jogo (e que ficam voltados para baixo). Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você pega um dos seus Prêmios da mesa e o põe na mão. Quando tiver recebido o seu último Prêmio, você vence!

Resistência:

Se um Pokémon tem Resistência a um certo tipo de Pokémon, ele sofre 30 pontos de dano a menos quando for atacado por Pokémons daquele tipo. A Resistência de um Pokémon está indicada no meio do card, na parte inferior.


STATUS

Alguns ataques fazem com que o Pokémon Defensor fique Adormecido, Confuso, Envenenado ou Paralisado. Estas condições não afetam os Pokémons no Banco, somente os Pokémons Ativos - na verdade, se um Pokémon vai para o Banco, estas condições são removidas dele. Além disso, quando um Pokémon evolui, ele não fica mais Adormecido, Confuso, Envenenado ou Paralisado.

Adormecido

Se um Pokémon está Adormecido, ele não pode atacar nem recuar. Vire o card daquele Pokémon para o lado esquerdo, para mostrar que ele está Adormecido. Após o turno de cada jogador, tire "cara ou coroa". Se der "cara", o Pokémon acorda (coloque o Pokémon na posição original novamente), mas se der "coroa", o Pokémon continua Adormecido e você tem que esperar até depois do próximo turno para tentar acordá-lo de novo.

Confuso

Se um Pokémon está Confuso, você deve tirar "cara ou coroa" toda vez que tentar atacar com ele, ou toda vez que você tentar fazê-lo recuar. Coloque o Pokémon com a cabeça dele virada para você, para mostrar que ele está Confuso.

Quando você tenta fazer um Pokémon Confuso recuar, primeiro você precisa pagar os Custos para Recuar: descarte os cards de Energia exigidas. Agora, tire "cara ou coroa". Se der "cara", o seu Pokémon recua normalmente. Se der "coroa", a tentativa de Recuar falha e o Pokémon não pode mais tentar recuar durante aquele turno.

Quando você atacar com um Pokémon Confuso, tire "cara ou coroa". Se der "cara", o ataque funciona normalmente, mas se der "coroa", o seu Pokémon ataca a si mesmo, sofrendo 20 pontos de dano (se o seu Pokémon tem Fraqueza ou Resistência ao seu próprio tipo, ou se há algum outro efeito que altera o ataque, aplique estas condições como de costume).

Se der "coroa", o Pokémon Ativo causa 20 pontos de dano a ele próprio, mesmo se o seu ataque normalmente não causar dano (como o ataque de Retirada do Squirtle).

Paralisado

Se um Pokémon está Paralisado, ele não pode atacar nem recuar. Vire o Pokémon à direita para mostrar que ele está Paralisado. Se um Pokémon Ativo está Paralisado, ele se recupera depois do turno do Treinador dele. Vire o card para a posição original novamente.

O que isto quer dizer é que, se o seu Pokémon ficar Paralisado, ele não poderá agir no seu próximo turno, mas depois disso ele volta ao normal.

Posições dos cards:

+ Posição Normal
+ Adormecido Virado para esquerda
+ Paralisado Virado para esquerda
+ Confuso Virado para baixo (de cabeça para baixo)

Envenenado

Se um Pokémon estiver Envenenado, coloque um "marcador de veneno" nele, para mostrar que ele está Envenenado.

Enquanto estiver Envenenado, o Pokémon sofre 10 pontos de dano após o turno de cada jogador, ignorando qualquer Fraqueza ou Resistência. Se um ataque for Envenenar um Pokémon que já está Envenenado, ele não fica duplamente Envenenado; ao invés disso, o novo Veneno substitui o anterior.

Atenção! Os seus marcadores de veneno devem ser bem diferentes dos seus marcadores de dano, para que não sejam confundidos.

Queimado

Se um Pokémon estiver queimado, coloque um "marcador de queimadura" nele para mostrar que ele está queimado. Enquanto ele estiver queimado, lance uma moeda depois do turno de cada treinador. Se o resultado for coroa, coloque dois marcadores de dano nele, ignorando a fraqueza e a resistência. Se um ataque fosse queimar um pokémon que já estava queimado, ele não ficará queimado em dobro; em vez disso, a nova condição de queimadura substitui a antiga. Use marcadores diferentes para dano e para queimadura.

O seu Pokémon pode estar adomercido e confuso ao mesmo tempo?

Se um novo ataque faz com que um Pokémon que já está Adormecido, Confuso ou Paralisado fique Adormecido, Confuso ou Paralisado, a condição anterior desaparece e apenas a nova vale - mas estas são as três únicas condições que se anulam mutuamente. Por exemplo, um Pokémon pode estar Confuso e Envenenado ao mesmo tempo.


Dicas


Todo colecionador sabe que não existe nada pior em sua coleção do que uma de sua peças estarem mal conservadas e em péssimo estado. Isto serve tanto para coleções de selos, carrinhos, copos de cerveja mas também para os cards Pokémon.

Muitas pessoas trabalham para que estes cards possam chegar em suas mãos e você, direta ou indiretamente, está pagando por eles. Então, por que destruir uma coisa que só vai ter serventia se estiverinteira? Por aí existem muitos jogadores descuidados que não ligam a mínima para as condições de seus cards.

Vamos aprender como conservar seus cards para que durem mais e que sejam sempre agradáveis de serem vistos:

Card MewtwoCard Deoxys

1 - Para começar, uma dica básica: Não arraste seus cards na mesa: A maioria dos jogadores têm a mania de arrastar os cards, que é para não deixarem que seus adversários o vejam. Mas não precisa fazer tudo isso, pois se os cards não estiverem protegidos, eles ficamdetonados mesmo. Outra coisa que destrói um card é quando você oamassa. Por eles serem feitos de um tipo de papel cartão, uma vez amassado, sempre amassado e a marca nunca mais saíra!

2 - Você deve tomar cuidado também com os cards holográficos:
Estes cards naturalmente já vêm envergados da gráfica, pois têm uma camada extra de papel, que é o que dá o brilho holográfico. Com o tempo, a envergadura some, mas um protetor para card ajuda a fazer isso mais rápido. Outro problema dos cards holográficos é que se vocêarrastá-lo e o arranhá-lo, a primeira camada do card irá sair, deixando um monte de riscos brilhantes no card!

3 - Outro cuidado que você deve ter é de não sujar seus cards: Nada decomer chocolate e já ir pondo a mão suja direto no card! Não há nada pior do que um card todo engordurado. Mas não se desespere se seu card está neste estado. Para limpar seus cards é só umedecer um pedaço de algodão na água ou álcool e passar cuidadosamente pelo card, sempre tomando cuidado para não molhar muito o algodão para não estragar o card.

4 - Conserve bem os seus cards e você nunca irá se arrepender na hora de trocá-los: Esta é a dica da Pokémon AG. Para proteger seus cards uma boa dica é usar deck protectors, pequenos envelopes plásticosdo tamanho do card que evitam o contato direto com o card,protegendo-o de qualquer contato externo; existem pastas especiaispara guardar sua coleção de cards, com folhas plásticas para colocar os cards.

REGRAS

Esta seção esclarece algumas dúvidas que podem surgir durante as suas partidas.

Em que ordem você ataca?

Os passos exatos a serem seguidos quando você ataca estão descritos a seguir. Na maioria dos ataques, a ordem em que você age não importa, mas se você tiver que usar um ataque complicado, siga estes passos e tudo sairá bem.

a) Anuncie o ataque que o seu Pokémon Ativo está usando. Certifique-se de que o seu Pokémon tenha cards de Energia suficientes ligadas a ele, para poder usar este ataque.

b) Se necessário, faça as escolhas requeridas pelo ataque. Por exemplo, o ataque de Amnésia do Poliwhirl diz: "Escolha 1 dos ataques do Pokémon Defensor". Neste caso, você faz a sua escolha neste momento.

c) Se necessário, faça o que o ataque manda você fazer para poder usá-lo. Por exemplo, o ataque Brasa do Charmander, exige que você descarte um card de Energia {R} para poder usá-lo, então se quiser usar aquele ataque, você precisa descartá-la.

d) Se necessário, aplique quaisquer efeitos que possam alterar ou cancelar o ataque. (Por exemplo: no último turno, o seu Pokémon foi atingido pelo Ataque de Areia do Sandshrew. Aquele ataque diz que, se você tentar atacar com aquele Pokémon durante o seu próximo turno, você deve tirar "cara ou coroa" e se der "coroa", o ataque do seu Pokémon não faz efeito. Portanto, você deve tirar "cara ou coroa" para ver se o ataque vai ser bem sucedido ou não.)

e) Se o seu Pokémon Ativo está Confuso, verifique se o ataque dele funciona ou falha.

f) Faça o que o ataque diz. Cause o dano primeiro, depois os outros efeitos e, finalmente, Nocauteie quaisquer Pokémons que tenham sofrido uma quantidade de dano maior ou igual aos Pontos de Vida deles.

Como você calcula o dano?

Normalmente, o dano causado por um ataque não depende da ordem em que você ataca, mas se você precisar avaliar um ataque no qual acontecem muitas coisas diferentes que podem alterar o dano, siga estes passos nesta ordem (pule todos os passos que não se aplicam ao seu ataque):

a) Comece com o dano básico. Ele está indicado à direita do ataque, expresso por um número, ou um número associado com um símbolo (x, -, +, ou ?) que é a quantidade de dano que o texto do ataque o instrui a causar.

b) Aplique quaisquer efeitos do Pokémon Ativo que afetem o dano básico causado. Aí então, se o dano básico for 0 (ou se o ataque não causar dano algum), pare de calcular o dano. Você já terminou. Caso contrário, continue seguindo estes passos.

c) Dobre o dano causado se o Pokémon Defensor tiver Fraqueza em relação ao tipo do Pokémon atacante.

d) Subtraia 30 pontos de dano se o Pokémon Defensor tiver Resistência ao tipo do Pokémon atacante.

e) Calcule os efeitos dos cards de Treinador ligadas ao Pokémon atacante.

f) Calcule os efeitos dos cards de Treinador ligadas ao Pokémon Defensor.

g) Aplique quaisquer outros efeitos relevantes, resultantes do último ataque do Pokémon Defensor (por exemplo, o Endurecimento do Onix), ou de Poderes Pokémon.

h) Para cada 10 pontos de dano que o ataque causa, coloque um marcador de dano em cima do Pokémon Defensor (se, neste momento, você descobrir que o dano causado pelo ataque foi menor do que 0, não faça nada).

i) Agora que o dano foi calculado, se o ataque causar algum outro efeito além do dano, aplique-o agora.

Como você Recua usando Energia Incolor Dupla

Pagar o Custo para Recuar pode se tornar confuso com os cards de Energia Dupla. É assim que isto funciona: descarte os cards de Energia um a um, até que você tenha pago pelo Custo para Recuar (ou, talvez, que você tenha ultrapassado o custo ). Uma vez que tenha pago o custo, você não pode descartar mais cards. Por exemplo, suponha que o seu Pokémon tem um Custo para Recuar igual a {o}{o} e ele tem dois cards de Energia {F} e um card de Energia {o}{o} ligados a ele. Você pode pagar este Custo para Recuar de várias formas - descartando {o}{o}, ou descartando 2 {F}, ou ainda, descartando{F} primeiro e então {o}{o}. No entanto, você não pode descartar todos os seus 3 cards.

O que acontece se você não puder fazer o que o card o instrui?

Algumas vezes, um card lhe diz para comprar mais cards do que os que estão no seu deck, ou para procurar por cards que você não tem no seu deck. Se isto acontecer, faça o que você puder (compre tantos cards quanto forem possíveis, ou pegue os cards que estão no seu deck) e continue jogando normalmente. Lembre-se de que você perde o jogo se não puder comprar um card no início do seu turno; no entanto, você não perde o jogo se não puder cumprir as instruções de um card que faz com que você compre mais cards.

O que acontece se nenhum dos dois jogadores recebe um Pokémon Básico dentre os seus primeiros 7 cards?

Às vezes, nem você nem o seu oponente receberão Pokémons Básicos dentre os seus primeiros 7 cards. Se isto acontecer, os dois jogadores devem embaralhar seus decks e comprar 7 cards novos. Neste caso, nenhum dos jogadores compra 2 cards extras. Repita este processo até que, pelo menos um dos jogadores, tenha um Pokémon Básico dentre os primeiros 7 cards dele. Se o outro jogador ainda não tiver recebido um Pokémon Básico, ele pode embaralhar o próprio deck e comprar 7 cards novos, mas o jogador que já tiver o Pokémon Básico pode comprar até 2 cards extras, como de costume. Continue repetindo este processo até que os dois jogadores tenham um Pokémon Básico dentre os seus primeiros 7 cards.

O que acontece se os dois jogadores vencem ao mesmo tempo?

Você vence se recebe o seu último Prêmio, ou se o seu oponente não tem como substituir o Pokémon Nocauteado dele por um outro do Banco. O que pode acontecer, também, é que os dois jogadores "vençam", de uma destas formas, ao mesmo tempo. Se isto acontecer, dispute uma partida com decisão por Morte Súbita. No entanto, se você vencer das duas formas descritas acima e o seu oponente só vencer de uma delas, você é o vencedor!

O que é Morte Súbita?

Se houver necessidade de decidir pela Morte Súbita, jogue uma nova partida de Pokémon, mas dessa vez cada jogador só usa 1 Prêmio, ao invés dos costumeiros 6. Exceto pelo número de Prêmios, trate a decisão por Morte Súbita como uma nova partida de Pokémon: arrume tudo de novo e tire "cara ou coroa" para ver quem joga primeiro. O vencedor desta partida é o vencedor geral. Pode acontecer que essa nova partida também chegue a um impasse. Nesse caso, continue jogando partidas com decisão por Morte Súbita até que alguém vença.


DUPLAS

Há um novo desafio em Pokémon Estampas Ilustradas, que é a batalha 2-contra-2! Cada treinador tem dois Pokémon ativos, ao mesmo tempo no campo de batalha, duplicando a diversão. Esta forma de batalhar funciona igual à normal, exceto por algumas regras que estão listadas abaixo.

Iniciando a batalha

Você e o seu oponente precisarão, cada um, de um deck com 60 cards. Se você tiver ao menos 2 cards de Pokémon básico na sua mão inicial de sete cards, coloque dois Pokémon básico no campo de batalha como seus Pokémon ativos. Você pode iniciar a partida com apenas um Pokémon básico no campo de batalha e ainda assim batalhar num batalha 2-contra-2, se esse for o único Pokémon básico de sua mão. Quando um treinador tiver 2 Pokémon ativos, ele pode escolher até 4 cards de Pokémon básico de sua mão e colocá-los no banco.

Somente um Pokémon ativo?

Mesmo que você só tenha um Pokémon ativo, você ainda pode prosseguir com uma batalha 2-contra-2. Se você só tiver um Pokémon ativo em qualquer momento da batalha, mas ainda tiver um Pokémon no banco, escolha o Pokémon do banco para ir para o campo de batalha.

Ataque

Durante uma batalha 2-contra-2, você escolhe um de seus Pokémon ativos para realizar o ataque e depois escolha qual ataque irá usar. Você escolhe um dos Pokémon ativo do seu oponente para atacar e completa o ataque normalmente. Ataques que façam referência a "cada Pokémon defensor" afetarão os dois Pokémon defensores de seu oponente.

Recue

Assim como na batalha básica, você só pode recuar uma vez por turno, mesmo que você tenha dois Pokémon ativos no campo de batalha.

Cards de Treinador

Se um card de treinador tiver efeito sobre o seu Pokémon ativo, você escolhe apenas um dos seus Pokémon ativos para sofrer o efeito do card (a menos que o card diga que o efeito deve ser aplicado a dois ou mais de seus Pokémon).

Pokémon Bebês

Quando o seu Pokémon tentar atacar ao Pokémon bebê de seu oponente, lance uma moeda. A regra dos Pokémon bebê só é aplicada se o seu Pokémon tentar atacar a um Pokémon bebê.


Trocando Cards

Uma das coisas mais divertidas de Pokémon Estampas Ilustradas é a possibilidade de trocar seus cards que você tem repetidos ou que não vai usar por outros que você ainda não tem ou quer ter mais!

Na Liga Pokémon, trocar um card dá ao treinador 10 pontos na semana, mas você deve ter cuidado com isso, pois nem todos os cards tem o mesmo valor de troca. Para facilitar a troca dos cards, foi elaborado um sistema deavaliação simples, baseado na sub-coleção à qual aquele card pertença.

O símbolo da sub-coleção está localizado no canto inferior direito de cada card. Os símbolos dos cards estão divididos em:

CardsCírculo: É a sub-coleção que conta com o maior número de cards. Em qualquer embalagem de Pokémon Estampas Ilustradas sempre haverá mais cards círculo do que das outras sub-coleções.

Losango: É uma sub-coleção com menos cards do que os Círculo, mas com mais cards do que osEstrela. Nas embalagens de Pokémon Estampas Ilustradas quase sempre há mais cards Losango do que Estrela, mas eles podem vir na mesma quantidade.

Estrela: É a sub-coleção com o menor número de cards dentre todas. Quase sempre haverá menos cards Estrela do que Círculo e Losango, mas há a possibilidade de haver tantos cards Estrela quanto cards Losango.

Metalizado: Os cards Metalizados são cards especiais que podem ser de qualquer uma das três sub-coleções. Eles são idênticos à versão normal dos cards, exceto pelo fato de possuírem uma película metalizada. Há diferentes tipos de tratamento metalizado, dando uma aparência única a cada um dos cards! É importante ressaltar que há cards Estrela que só existem na versãometalizada!

CardsAgora que você já sabe tudo sobre as sub-coleções você está pronto para aprender como fazer uma troca legal!

Se você já trocou algumas vezes, deve ter notado que cada troca ocorre de uma maneira diferente.

Normalmente troca-se um card por outro , umpor outro , um por outro e um metalizado por outro metalizado pertencente à mesma sub-coleção.

Mas não é sempre que se tem um card para trocar por outro card , então tome como referência os exemplos de equivalência de trocas abaixo para saber como agir nesse tipo de situação.

* Cada card holográfico normalmente pode ser trocado por 2 a 3 cards ;

* Cada card pode normalmente ser trocado por 2 a 3 cards ;

* Cada card pode normalmente ser trocado por 2 a 3 cards .

Também fique esperto quanto ao estado de conservação do card, afinal ninguém quer ter um card “zoado” dentro da coleção! Além disso, os cards só são válidos em eventos oficiais se estiverem bem cuidados!

Não é difícil trocar cards, só é preciso prestar atenção e tomar por base os exemplos que mostramos aqui para não se arrepender depois. O importante, é que ambas as partes saiam satisfeitas com a troca!


Fonte:pokémon Divine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário